sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Afinal, em que ficamos?


"Reposição da Verdade

Escrevo este artigo para responder ao outro publicado neste blogue intitulado “Denúncia: Façam barulho”. Em nome dos organizadores do evento em causa, eu Eldmir Barreto Faria, não podia nunca deixar em branco esta tentativa de associação ao Governo de Transição. Isso porque é público o meu repúdio aos golpes, às violações de Direitos Humanos por principio, mas também porque esta organização conta com nomes de pessoas de bem, que foram convidados por mim. Entre eles, Julião de Sousa Soares, Tcherno Djaló, Luis Paquete, Alage Baldé, Tony Tcheka, Beto Garez, Joacine Moreira, Afonso Gomes, Filomena Djassi, Juca Delgado e o jovem Mamadú Saibana…

A ideia de organizar esta conferência surgiu na sequência da 2ª Edição do Dia da Comunidade Guineense em Portugal, sob lema “Para Uma Efectiva Reconciliação Nacional” e depois da conversa com alguns amigos (Tony Tcheka, Beto Garez e o Afonso Gomes, que curiosamente tem apoiado todas as iniciativas nossas, através da sua gráfica), decidimos lançar este evento no intuito de dar início ao Ciclo de Conferências sobre o nosso país, com objectivo, último, de criar um verdadeiro Movimento da Cidadania em Portugal. Somos todos nesta organização pessoas de Bem e de Pensamento Livre, que de maneira nenhuma aceitam ser porta-voz de Governantes da Guiné-Bissau, nem dos que lá estão nem dos que estão fora do país, NEM HOJE, NEM ONTEM E NEM NUNCA!

É verdade que Afonso Gomes é um dos elementos da organização mas NÃO É RESPONSÁVEL NEM TEM MAIS PRIVILÉGIO QUE OS DEMAIS ELEMENTOS. Mas nem a ele, nem os outros elementos foi questionado sobre o seu posicionamento na cena política actual, pois estamos aqui mesmo para procurar pluralidade de opiniões e unidade na acção que se propõe delinear para a Efectiva Contribuição da Diáspora Guineense em Portugal, neste processo de Reconciliação Nacional de que o país tanto carece.

Para que não restem dúvidas sobre a nossa posição devo esclarecer que desde sempre têm sido em defesa dos Princípios Democráticos como solução para o País. Aquando do Assassinato do Presidente da República João Bernardo Vieira juntei um grupo de pessoas (Jorge Vilela de Carvalho, Afonso Gomes e o Tony Tcheka) e no meu espaço Ébano apresentamos a nossa condenação, contando com cobertura dos meios de Comunicação Social.

Sou eu, o mesmo Eldmir Barreto Faria, que se for puxar pelas minhas origens, sou de Cachéu,  familiar direto de Honório Barreto (que para os mais atentos, rapidamente percebem a importância) e que tenho ligações familiares mais próximas com o Ex Primeiro-ministro Sr Carlos Gomes Júnior, por via da esposa dele que é minha tia, e que nem por isso deixo de pensar com a minha própria cabeça, e, que ao longo destes anos tenho vindo a trabalhar com apoio sempre de muitos amigos, com propósito único de promover a Guiné-Bissau e patrocinar convívios entre irmãos guineenses e amigos do país, isso para não referir inúmeros eventos culturais de cariz humanitário concretizados em conjunto com as nossas associações em Portugal e projetos sociais.

Todo o mundo sabe que não faço política nem tenho nenhuma vocação para isso, os meus eventos nunca tiveram e nem tem patrocínios ou apoios dos Governantes da Guiné-Bissau, sejam estes ou outros quaisquer. Desde sempre o que nos move é o patriotismo e genuína vontade de contribuir. Foi assim que organizamos “É Desta, Eu Acredito”, com um propósito, apoio a boa-governação, foi também assim que juntamos líderes das diferentes religiões da Guiné-Bissau em Portugal num outro evento de enorme importância “juntos pela paz, reconciliação nacional e diversidade religiosa”, com o apoio da Casa da Guiné em Lisboa, foi assim realizamos esses e todos os outros eventos de que se pode claramente esquecer com esta calúnia.

Para terminar, queremos repudiar esta tentativa de associar este evento ao Governo de Transição, reforçando que a nossa única motivação é trabalhar para a Guiné-Bissau estável e melhor para todos.    

Pela Guiné-Bissau, Pela Efectiva Reconciliação Nacional.

Mantenhas di Ermondadi
Um Abraço a todos!  
Eldmir Barreto Faria"