quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Não resisto a isto


Aly,

É a primeira vez que participo no seu blog, mas acho que eu sou o leitor mais assiduo deste blog. Em tempos publiquei no meu facebook de que és o maior combatente guineense nos ultimos anos. Gostaria que publicasse este meu pensamento.

Nao resisto a isto, ver homens e mulheres a serem mortos, “ Fulepes…” nao resisto ver o meu povo apavorado, nao resisto ver os meus irmaos a fugirem se da Guine! Tenho que falar, tenho que escrever nem que me custe a vida, tenho que exercer as minhas actividades de activista dos direitos humanos. Nao apenas critico do fulano X/Y. Nao resisto aqueles que estao fazendo se de vitamas, vitimando os verdadeiros inocentes! Eh inaceitavel que um grupo de pessoas/militares se extreminem ou comecem a perseguir um povo.

Gostaria que alguns de vos que estao fazendo se de vitmas, criticassem os vossos conteraneos pela maldade que tem feito a este povo indifenso, gostaria que alguns de vos falassem das mortes do General Ansumane Mane, gostaria que questionassem a morte do General Verissimo Coerreia Seabra e ficaria feliz se mostrassem o interesse em saber o porque morrem os outros! tal como o General Lamine Sanha.

Meus caros irmaos, Falam da dor, falam da justica, falam de crimes ocorridos nos ultimos anos. Falam de 17 de outubro, mais falam tambem de Canchungo 76. Porque e que so se falam da morte de general Tagme? Sera que os outros nao sao Guineenses mortos injustamente? Como podem defender um povo que nao vos quer/reconhece? Como podem derrubar um governo eleito duas vezes? sempre com a maoria! Vos que dizeis ser democratas, falam da liberdade que esta sendo inibido a todo um povo! Falam dos politicos executados, cidadaos mortos a sangue frio! Cidadaos idefesos a fugir! Por vos que falam/sentem antigidos com a revolta do povo Guineense. Pelo menos uma condenacao nas vossas paginas do FACEBOOK.

Vamos parar com cinismo e fazer criticas de uma forma lucida! Vamos meditar sobre actual conjuntura politico em que eu acredito e voces tambem devem acreditar de que ainda eh possivel construir uma nacao GUINEENSE! Ainda eh possivel semear a paz! Ainda eh possivel sentarmos numa mesa e dialogar como irmaos, perdoar aqueles que erram. Sera possivel ter uma guine onde todos possam sentir seguros? Onde todos vao se amar e viver em comunhao?

Nao podemos construir a guine na base de etnia, de tribalismo, de medo, nao podemos continuar com esta arrogancia e calunias, nao podemos construir uma nacao se a perseguicao persistir! Nao podemos e nao vamos poder viver em paz, se nao pararem com atrocidades politico/militar. “Cada cussa cu si cussada ma I ta tem si fim, son si deus ca misti ki cata caba! Ma si no pui na um mao I ta caba!”

From: Mendes