segunda-feira, 26 de março de 2012

"STANDING UP FOR GUINEA-BISSAU"

"Caro Jornalista Aly,

Agradeço muito o esforço que tem dado para informar os nossos conterrâneos principalmente na diáspora. Por  tanto que escreves, nunca será suficiente para descrever o que passa realmente na Guiné-Bissau. Sou leitor assíduo do teu blog aliás, é a primeira coisa que faço todos os dias quando chego ao meu serviço.

Confesso que tenho muita, mas MUITA admiração por ti. As vezes quando cruzamos nas ruas da NOSSA QUERIDA BISSAU, fico com a impressão e uma “voz resmunga" dentro de mim – MAS ES HOMI LI KE KU I FIANSSA NEL! Mas as pessoas que te conhecem bem sossegaram-me. DEUS protege os audazes, e que DEUS TE PROTEJA! (Quem não deve, não teme).
 
Não sou bom de palavras, mas vou tentar dar a minha humilde opinião como Guineense. Contento-me muito como Arquitecto que sou. Escrevo essencialmente não apenas para ser publicado no blog apesar do blog é “NOSSO” mas para PEDIR a moderação de alguns conterrâneos nos seus comentários. Sem ofensas, sem mágoas e sem ódio sobretudo vamos nos entender muito bem. A Democracia é bonita e aos poucos a Guiné está a mostrar a sua maturidade neste sentido e que este processo político veio para ficar. Por que afinal de contas estamos todos pela Guiné-Bissau. VIVA A GUINÉ-BISSAU UNIDA!

Esses cinco candidatos são também Guineenses e a Guiné precisa de todos, e são os Guineenses que votaram neles. E representam embora minoria sabe se lá, mas é uma minoria significante ou seja são centenas de milhares de PESSOAS repito PESSOAS  que votaram neles e dos que não o conseguem fazer por razoes que todos conhecemos como no meu caso- (estou cá a três anos não consigo recensear e nem votar infelizmente).

Preocupa-me muito a maneira como muitos encaram esse problema, é por aí que devemos também não digo que dar atenção, mas sim, ter em conta. Então desde quando um deixa de ser Guineense só por não fazer parte da maioria? Ou deixa de ser sã só por não fazer parte da maioria? Por que depois de tudo, o Presidente eleito será ou vai querer ser Presidente de todos os GUIGUIS (seja aqueles que votarem nele ou não). Mas também ser Guineense, eu acho que não é uma imposição mas sim, uma opção. Portanto não dividam ainda mais aquilo que está dividido. Aí o segredo do nosso fracasso.

Um ditado russo diz: “Todo o povo merece os governantes que tem”. Mas será? Compreendo as NOSSAS mágoas relativamente o que passou e passa na NOSSA TERRA mas com intolerância e arrogância não vamos lado nenhum. Ninguém é melhor do que ninguém, nenhum candidato é melhor que o outro é apenas questão de opção. É preciso a partir de agora serenidade e calma para procurarmos todos juntos a melhor solução para o País em tudo o que fazemos. Vamos esperar pelos órgãos judiciais da nossa soberania, que tem algo de muita importância a dizer.

Desculpem se ofendi alguém.

Arqº FASSIFAZ 100% Guineense"