sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sexo-Estado (like this)

"Caro Aly,

Meu nome e A.B., e sou estudante guineense em Portugal, de ferias na Guine-Bissau, onde ja nao vinha desde ha 11 anos. Acho que es o maior e o teu blog e o melhor da Guine-Bissau. Se todos fossem como tu, a GB estaria numa democracia de direito e nao como esta. Admiro-te pela coragem, tens um papel muito importante no desenvolvimento deste nosso Pais.

Estou de ferias, como disse, mas estou sobretudo escandalizado com o que vejo. Isto e de meter pena. Os brancos continuam a mandar em todo o lado e a desestabilizar a Guine-Bissau e a ser os que estao por tras de tudo.

No passado fim-de-semana, resolvi sair com amigos pela noite de Bissau, e a partir dai chamei de mentirosos todos aqueles que dizem que a Guine-Bissau e um narco-Estado. Isto e um 'sexo-Estado', isso sim!

Vi carros com badjudas (meninas, menores de idade), vi meninas sentadas em esplanadas com franceses que podiam ser pais delas; vi, a porta de um famoso bar, uma directora de uma empresa de telecomunicacoes, a MTN, num jipe branco e em cenas escandalosas e gratuitas, com um branco; vi um alto dirigente (ministro) na mata da Paia (alto-bandim) com a sua dama, a beijar na boca, enquanto que a mulher, minha amiga, estava em casa.

Vi um carro de outra empresa de telecomunicacoes, a Orange, a andar a alta velocidade, como um louco, com o condutor completamente embriagado! Mas, ninguem para estes escandalos?

Como podemos olhar para os nossos politicos e dirigentes e pedir-lhes que sejam decentes? Se todos se portam mal?

Abraco,
A.B"

M/N: Sin kontau ke ku ami n'odja?!... AAS