quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Daqui 'Companhia de Caçadores Nº 18'

"Caro Guineense

Ao fazer uma busca no Google com a palavra QUEBO encontrei o seu blogue. Fiquei satisfeito. Penso que quando diz ter nascido em Quebo se refere à Aldeia Formosa (porque há um outro Quebo no Sul, na região de Mejo).

Se na realidade se trata da Aldeia Formosa devo dizer-lhe que estive lá de 04 Janeiro de 1973 até fim de Maio de 1974, tendo daí voltado a Empada e depois regressado ao continente.

Fiz parte da Companhia de Caçadores nº 18 e os meus soldados eram todos africanos. Tive o prazer de encontrar há cinco anos atrás em Lisboa um soldado, de nome Insane Djaló, o enfermeiro do meu grupo. Gostaria de ter o contacto de mais uns quantos de forma a poder corresponder-me com eles.

A seguir indico o nome de alguns dos que foram meus soldados: Amadu Saico Baldé, Mutaro Embaló, dois Mamadu Aliu Seidi (um deles viveu em Nhacobá), Amadu Djaló, Cherno Baldé, Umaru Djaló, Mamadu Bobo Djaló (balanta), Amiro Embaló (vivia em Áfia), e mais uns quantos de que agora não recordo o nome.

Quanto a localidades que conheci na região de Aldeia Formosa, resultado da actividade operacional, foram as seguintes: Sare Amadi, Contabane, Porto ou Ponte Balana, Chamarra, Paté Embaló (nós diziamos Patembali), Mampatá, Iero Iel (onde havia uma fonte), Colibuia, Cumbijã, Nhacobá, Uane, Nhala, Bolola, Buba, Missirá (corredor de), etc, etc.

Se ainda tiver contactos em A.Formosa, agradeço o esforço que puder dedicar a este meu pedido.

Fica a aguardar uma resposta.
Cumprimentos
Antero Santos (fui Furriel Miliciano)
"

M/R: Muito obrigado pelo seu e-mail. Nasci mesmo nessa aldeia que de formosa hoje nada tem... Espero que alguém - que não eu - o possa ajudar nesta sua busca por antigos camaradas. Um abraço e boa sorte. AAS