sábado, 9 de outubro de 2010

Jornalismo de investigação ou punhetas de bacalhau?

Ditadura do Consenso foi o primeiro a desvendar as duas cartas que estremeceram Bissau com estrondo na semana que passou. Na Presidência, alguém assobiou baixinho; na Primatura, alguém saltou da cadeira. Um encolheu os ombros.

Mas agora interessa-me falar (de novo!) da RDP-África. Leram na íntegra uma carta do PGR "que a RDP-África teve acesso". Acesso? Como? Quando e, já agora, por quem? MENTIRA!

Não sei se todos conhecem o jornalismo de investigação. É possível que muitos saibam do que se trata. Outros conhecem-no apenas 'de vista', porque actualmente quase ninguém o pratica. Mas eu praticá-lo-ei sempre. Sou formado numa das melhores escolas de jornalismo de investigação da Europa: o semanário "O Independente".

A RDP-África (responsabilizo o seu correspondente em Bissau e agora também 'consultor' do PNUD...o PNUD!!!) devia dizer "a carta, publicada no blog ditadura do consenso". E se a RDP-África quiser, eu posso provar o que digo - uma única alteração por mim feita sem mudar o contexto da carta é a prova. E tenho gravado o som da 'vossa' notícia...

Quero processar a RDP-África. Um advogado em Portugal para se chegar à frente? AAS