quarta-feira, 6 de outubro de 2010

The Gambia!

Como sabem, aconteceu-me de tudo na minha aventura por terra com destino a Lisboa. Coisas más, primeiro; as boas vieram depois.
Mas hoje quero contar-vos sobre os acontecimentos pós-acidente com o carro do Governo da Gâmbia, já dentro do ferry boat, no porto desse País. Assim que regressei a Bissau vindo de Lisboa, sentei-me e escrevi uma carta dirigida ao Embaixador da Gâmbia em Bissau. Expliquei-me. Ponto por ponto, imprimi fotografias, dei contactos dos causadores de todo o meu drama, tudo. E fiquei sentado, à espera.

Não tardou, porém. Uma semana depois, fui avisado por interposta pessoa da embaixada que a minha carta estava já em Banjul. Mais uma semana e comecei a sentir o efeito. Recebi seis(!) sms de um único número de telefone da Gâmbia (+220), dizendo apenas - e em caixa alta: «SOURCE BARRED». E uma outra de um número diferente mas igualmente gambiano: «is F. immigration department gambia». A minha resposta às duas sms foi apenas esta: falem com as autoridades da Gâmbia.

De seguida, telefonei para a Embaixada, dando conta desses estranhos contactos, pois na Gâmbia – no País deles – fizeram tudo o que queriam. Só não falaram. Pediram-me as provas, e eu entreguei.

Uma coisa é clara: a Gâmbia, o seu Governo ou seja lá quem for tem de assumir as suas responsabilidades. Pedi um orçamento – que já tenho. Estou só à espera do feedback. AAS