segunda-feira, 12 de julho de 2010

Para começar: pode ser um mau sinal

A minha aventura num Toyota Camry CE, para chegar a Lisboa, não podia ter começado da pior maneira.

Saí bem cedo de Bissau. Em S. Domingos, visitei o meu bom amigo Otávio onde bebi 2 nescafés. Às 9:30 da manhã, arranquei rumo à fronteira de N´Pack. Desta vez e ao contrário da última visita que fiz a Dakar, empurrado por alguns amigos, lá fui por Binjona. E tudo começou a correr mal.

Cheguei a Banjul e rumei para a zona portuária. A minha primeira impressão dos ferry boat? Óptima (que se lixe o acordo ortográfico!). E então, do nada, surge uma figura de tez escura (azul metalizado?), olhos vermelhos como os de um djambatuto que, sem sequer me cumprimentar, ofereceu-se para me meter no próximo ferry. 'Go, go!', gritava-me num inglês pior do que o meu... Não desconfiei dele. Mas devia.

Assim que engato a mudança no D e arranco, ouço pancadas no porta bagagens. Era alguém, obviamente; Mas, o que quereria ele com aquela atitude? Assustar-me? Eu mesmo? Nããããã.

Saí disparado do carro e grito o meu já conhecido «fuck!» (o meu inglês não vai muito por aí além, mas ocorrem-me outras palavras como «bullshit», «fuck you», «Motherfucker». Ou esta, especialmente reservada aos francófonos: o «casse-toi pauvre con!».

Ele encara-me pela primeira vez. Encaramo-nos. E surge mais um. Eram polícias da imigração. Num ai, pede-me os documentos do carro e depois que saia do carro. «Não confio em ti», disse-me. De facto, ninguém confiaria em mim com este ar de vagabundo pedrado! Expliquei-lhe por que razão estava naquele momento na Gâmbia e contei-lhe o meu percurso. Nada.

DROGA. «O não confio em ti» afinal queria dizer «tens droga escondida algures, no carro». O tanas é que tenho. «Vai buscá-la», ripostei. E o que eu fui dizer. Três horas depois (3!), o meu carro ainda era minuciosamente revistado, até esvaziaram o pneu sobressalente!!! Depois, quando viram que não havia droga nenhuma (ou, como não viram droga nenhuma, o que vai dar ao mesmo...), lá me contaram a verdadeira farsa, que eu tardava em descobrir: sacaram-me 1.160 Dalasi, o equivalente a 20.000 fcfa. Menos maus, pensei. Quero sair daqui, e já! - pensei.

A REVELAÇÃO: Na semana passada um cidadão guineense foi preso no mesmo porto, quando descobriram numa revista de rotina ao seu automóvel, cocaína. Pagamos todos, ok, ok.

Entretanto, havia já perdido 3 ferry's. E o pior estava para vir. E havia de perder mais um ferry. Afinal, hoje (2ª feira) o presidente-feiticeiro Yayah Jameh irá fazer um périplo por mar a todos os recantos (os que contam) do País. E por isso, o porto estava cheio de militares, de carros militares, de carros do Governo, ambulâncias, e até postos de iluminação móveis alimentados e 'pregados' a enormes geradores brancos.

«Go!, go!...fast, fast my brother» - udju di djambatuto de novo. Sentia-se agora rico com os 580 dalasi no bolso. Os meus dalasi!!! E até já havia comprado um tubo de pasta de dentes com o sugestivo nome...Angola (quem lava mais branco?).

O meu carro foi o segundo a entrar no ferry, logo atrás de um carro do Governo da Gâmbia (na foto). Estaciono uns 20 cm atrás - ordens do arrumador. E sinto um baque e dou um salto dentro do carro: olho e não queria acreditar no que os meus lindos olhos viam: tinha a traseira do enorme Land Cruiser 'sentado' no capot do meu carro!!!

O condutor saiu calmamente - eu já estava aos gritos e aos berros, estava até capaz de o atirar borda fora, olhou para o disparate que acabara de fazer, e voltou a entrar no Land Cruiser e encaixou a primeira e saiu calmamente. De cima do capot do meu carro, bem entendido.

Eu, apenas queria a polícia. Mas qual polícia? Na Gâmbia, disse-me um guineense que também ia atravessar, há um enorme respeito pelo Estado. Ou seja: um carro do Estado gambiano faz o que faz ao meu carro, e fica assim: não aparece a polícia e quem arde é o bacalhau!

Vou fazer uma exposição à nossa embaixadora na Gâmbia, com conhecimento da Embaixada da Gâmbia em Bissau e do Ministério guineense dos Negócios Estrangeiros. Ainda bem que há carros do Governo da Gâmbia em Bissau...

Photobucket

E o capot? Bom, até agora, não abre. Resultado: Tive que fazer um desvio para entrar em Dakar (a rota seria Kaolack, Thies, St. Louis e, depois, entrar na Mauritânia e atravessá-la logo, logo). Amanhã, oficina (o que é bom).

MAS NEM TUDO É MAU

Em Dakar, hoje e amanhã, por causa do bate-chapa e de uma ou outra afinação, ficarei sumptuosamente instalado no quarto 421 do Le Meridien President, e a dormir numa cama do tamanho do meu quarto de Bissau!!! Ah, pois - querer é poder!!!Embrulhem, e muito boa noite para mim!

Photobucket

Photobucket

Uma coisa é certa: vou amar cada kilómetro que percorrer.

P.S. - O próximo alvo: Mauritânia, e, a seguir o monstro: Marrocos - cerca de 3000 kilómetros. Há, contudo, uma coisa que não posso perder aqui: a paciência. Caso contrário, estarei fo-di-do (perdoar-me-ão...mas já viram a que horas escrevi este post?!).AAS